Estratégia digital é garantia de venda?

estrategia-digital
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma pergunta muito comum em diversas reuniões que participo está relacionada às vendas no ambiente digital. Já ouvi de clientes e mesmo de prospects se realmente vale a pena ter uma estratégia focada em digital e se estar lá é garantia de vendas. E aí eu te pergunto, o fato de um shampoo estar na gôndola de um supermercado dá alguma garantia de que será vendido? Se seu produto ainda não é conhecido no mercado, como você fará para que o consumidor escolha o seu diante de tantas possibilidades mais “desejadas”?

 

No ambiente digital é a mesma coisa. Você não foca em simplesmente vender o produto, você desenvolve a sua marca, cria estratégias de marketing e comunicação, estabelece conexões com seu público, amplia positivamente sua reputação. As pessoas passam a falar sobre você, seu produto passa a ser desejado e, assim, você verá suas vendas acontecerem.

 

É preciso pensar a longo prazo. O objetivo final é sempre vender, mas a diferença entre uma e 50 vendas está no processo de encantar seu cliente e, claro, ter um produto de qualidade. No meu livro “Marcas Magnéticas” falo sobre a necessidade de uma marca ser talentosa. Talento é algo que deve nascer com a marca. Não existe percepção boa para um produto ou serviço ruim. Mas é preciso ter consciência que não basta somente ser talentosa. A marca, acima de tudo, deve ser desejada para além da concorrência. Um exemplo é a marca da Universidade Anhembi Morumbi, que foi nossa cliente por anos aqui na Le Pera, e sempre foi posicionada de forma diferente e superior em seu mercado.

 

Bom, até agora falei basicamente sobre estratégia de branding e reputação, mas o ambiente digital é um novo mundo. Onde sua marca deve estar? Como alcançar seu público? E como ampliar a distribuição de sua mensagem?

 

Posso falar melhor sobre isso no próximo artigo, mas resumidamente, sua marca deve estar onde seu cliente está e falar a língua dele. Em que canais e de que maneira seu público consome informação e é impactado? Pode ser pelas redes sociais, por meio de pesquisas em site de buscas ou em veículos noticiosos, por exemplo. Pode ser por todos esses canais e ainda outros. É aí que entram os planejamentos estratégicos e táticos, que vão levar ao processo de escolha das melhores ferramentas para que sua marca alcance seu potencial cliente. Podem ser: funil de vendas; anúncios; SEO; links patrocinados; e-mail marketing; inbound marketing; remarketing; plataformas de automação; campanha de Ads; landing pages; CRM; etc.

 

A combinação de várias delas (ou todas elas) vai formar um ciclo virtuoso em torno de sua marca. No fim, o objetivo é alcançar o que você busca para seu produto, que é vendê-lo. Ou melhor, é torná-lo tão desejado que seu cliente não tenha outra opção a não ser comprá-lo.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANIFESTO

VALIDAR(SE) VALORIZAR(SE) VIBRAR. VENCER. VOAR. VIVER COM VALOR.

A VIDA

Todos nós desde que nascemos somos estimulados a crescer. Do berço ao túmulo, aprendemos, conectamos, desafiamos e somos desafiados.
Se não fosse assim, você estaria lendo isso na parede de alguma caverna. Mas evoluir não basta. O desafio é fazer isso com valor.
Como andam seus desafios?

O VALOR

Todos nós nos expressamos por valores. Os valores da família, da escola, da sociedade.
Viemos nessa breve passagem pelo planeta para expressar valores, mas o que é mandatório para se ter sucesso, é estar aberto a infinitas possibilidades, seja em nível pessoal ou profissional.
Quais são seus valores?

Receba nossos

conteúdos

entre em

contato

“Meu propósito é fazer pessoas e negócios crescerem exponencialmente”

increva-se no canal

Nossos números

@ 2021 Marcos Le Pera, Incrível Talento e Transformação Fenix todos os direitos reservados

CNPJ 13.329.682/0001-22

curso online GUARDIÃO DOS ARQUÉTIPOS

convite para uma fascinante jornada de autoconhecimento.

X