Estratégias de humanização das marcas – parte 2 (influenciadores ou histórias de colaboradores)

materializacao-marca
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Humanização da Marca – Estratégias não faltam

Você já entendeu a importância da humanização da marca, certo? Não sabe do que estou falando? Então, sugiro a leitura do artigo anterior que falo exatamente sobre isso.

Resumidamente, hoje os consumidores querem se conectar com as marcas, e isso vai desde se conectar com seus valores e causas, até com o garoto-propaganda ou influenciador que vai ser o embaixador do seu produto ou da sua empresa.

Como já disse, não faltam estratégias. Lá no passado, as marcas começaram a entender a importância da humanização e passaram a reforçar a mensagem de que as empresas são feitas de pessoas e que seus colaboradores são o ativo mais importante de todo negócio. Se não todas, a maioria das companhias usam esse discurso atualmente. E mais do que um discurso, muitas empresas passaram a usar a imagem e histórias de seus colaboradores para humanizar a marca.

Lembro que há alguns anos a Unilever passou a estampar o rosto de seus colaboradores em anúncios publicitários. Na época, a marca institucional era pouco conhecida diante da força de seus produtos e essa foi uma das estratégias criadas para ampliar a divulgação da empresa e humanizar a marca: somos feitos de gente.

Um exemplo mais recente, a 99 Táxi lançou alguns painéis em diversas cidades pintadas por artistas do grafitti contando a história de alguns de seus motoristas, como forma de homenageá-los e aproximar a marca dos usuários.

Mas não só de usar a imagem de seus colaboradores se faz uma estratégia. Citei no artigo anterior sobre a Lu do Magalu e o sucesso da “influencer” virtual. A Magazine Luíza é tão rápida em suas ações que mal compartilhei o texto, e ela anunciou uma parceria entre a Lu e a Anitta para marcar a chegada do Magalu no Rio de Janeiro. Até clipe tem com as duas estrelas.

Anitta inclusive tem sido uma persona forte e bastante requisitada pelas marcas como garota-propaganda ou até indo além. Não faz nem duas semanas, por exemplo, que o Nubank anunciou a entrada da cantora e empresária no conselho da companhia. Além dela, quantas marcas não apostam em esportistas famosos ou mesmo ex-BBBs? O importante é reconhecer quem fala para seu público e reforça características que têm a ver com sua marca. É sempre estratégico.

Outra forma de personificar as marcas que vêm sendo trabalhadas cada vez mais é a parceria com influenciadores. A pensata é a mesma: quem fala com meu público? Quem tem personalidade que casa com a essência do meu produto? Quem engaja o suficiente para passar a mensagem que quero transmitir sobre minha marca? Com o avanço das redes sociais e o tempo gasto pelo consumidor da internet, essa é uma estratégia que tem funcionado e tende a continuar crescendo.

Lembrou de outros exemplos? Compartilha comigo.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANIFESTO

VALIDAR(SE) VALORIZAR(SE) VIBRAR. VENCER. VOAR. VIVER COM VALOR.

A VIDA

Todos nós desde que nascemos somos estimulados a crescer. Do berço ao túmulo, aprendemos, conectamos, desafiamos e somos desafiados.
Se não fosse assim, você estaria lendo isso na parede de alguma caverna. Mas evoluir não basta. O desafio é fazer isso com valor.
Como andam seus desafios?

O VALOR

Todos nós nos expressamos por valores. Os valores da família, da escola, da sociedade.
Viemos nessa breve passagem pelo planeta para expressar valores, mas o que é mandatório para se ter sucesso, é estar aberto a infinitas possibilidades, seja em nível pessoal ou profissional.
Quais são seus valores?

Receba nossos

conteúdos

entre em

contato

“Meu propósito é fazer pessoas e negócios crescerem exponencialmente”

increva-se no canal

Nossos números

@ 2021 Marcos Le Pera, Incrível Talento e Transformação Fenix todos os direitos reservados

CNPJ 13.329.682/0001-22

curso online GUARDIÃO DOS ARQUÉTIPOS

convite para uma fascinante jornada de autoconhecimento.

X