Se não puder ser mensurado, não deve ser feito

metricas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em mercados ultracompetitivos e em processos de branding ou rebranding, muitas ações podem ter a necessidade de serem revisadas. Isso é natural. Vale lembrar que estratégias de marketing e comunicação não são e não podem ser “cravadas na pedra”. Sabe por quê? Porque tudo é dinâmico.

 

Vou dar um exemplo. Você fez toda a lição de casa que venho abordando. Pensou no branding, nos valores e na essência de sua marca, no design, na persona, no tom de voz. Fez análise de concorrência, desenvolveu pesquisa, avaliou público-alvo, desenvolveu uma campanha e lançou para o mercado. Qual o passo seguinte? 

 

Eu uso um método: planeje, execute, meça e escale – PEME. Planeje toda ação antes de executá-la, pense nas consequências e frutos. Durante a execução, meça os resultados e mensure quais os benefícios e as lições aprendidas de cada ação. Não espere o fim da campanha. Assim é possível mudar de rota a tempo, se for necessário. 

 

Na maioria das vezes não é necessário apagar tudo que foi feito e começar do zero, basta um ajuste aqui e outro ali para as coisas fluírem melhor. Mas para tomar essa decisão de forma estratégica, é necessário usar como base dados e análises de desempenho.  E por fim, escalar, afinal, crescer em cima daquilo que executou e deu certo é o caminho.

 

Para mensurar os resultados, primeiramente tenha clareza sobre quais são os objetivos definidos em sua estratégia. Estabeleça metas: aumentar leads; diminuir turnover; ampliar awereness; aumentar o número de matérias na imprensa. Há infinitas delas. Foque nas mais estratégicas para sua necessidade. 

 

Para analisá-las quantitativa e qualitativamente, cada empresa estabelece seu método. Algumas apostam em porcentagem de crescimento durante determinado período; ou nos famosos KPIs (em português: “indicador de performance”) e ROI (“retorno sobre o investimento”); no engajamento a partir de uma fórmula entre os dados disponibilizados pelas redes sociais; e tem ainda aquelas que preferem criar seu próprio índice de reputação da marca.  

 

Na hora de avaliar o sucesso de uma iniciativa, vale até mesmo lançar mão de pesquisas com o público-alvo. Foi o que fez o Ifood com seus colaboradores durante a pandemia, por exemplo. A empresa passou de 5 para 3 canais de comunicação interna com informações muito mais diretas e assertivas. 

 

A ideia é não ficar preso a um planejamento fixo. Se você identificar que é preciso mudar o trajeto no meio do caminho por conta de uma atualização ou aprendizado, seja flexível e vá ao encontro das oportunidades. Ser maleável não significa falta de foco. Isto mostra que você está atento às necessidades do seu mercado e dos seus consumidores. Lembre-se: vivemos em um mundo que tudo muda em minutos… segundos.

 

Vale reforçar a máxima: se não puder ser mensurado, não deve ser feito!

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

MANIFESTO

VALIDAR(SE) VALORIZAR(SE) VIBRAR. VENCER. VOAR. VIVER COM VALOR.

A VIDA

Todos nós desde que nascemos somos estimulados a crescer. Do berço ao túmulo, aprendemos, conectamos, desafiamos e somos desafiados.
Se não fosse assim, você estaria lendo isso na parede de alguma caverna. Mas evoluir não basta. O desafio é fazer isso com valor.
Como andam seus desafios?

O VALOR

Todos nós nos expressamos por valores. Os valores da família, da escola, da sociedade.
Viemos nessa breve passagem pelo planeta para expressar valores, mas o que é mandatório para se ter sucesso, é estar aberto a infinitas possibilidades, seja em nível pessoal ou profissional.
Quais são seus valores?

Receba nossos

conteúdos

entre em

contato

“Meu propósito é fazer pessoas e negócios crescerem exponencialmente”

increva-se no canal

Nossos números

@ 2022 Marcos Le Pera, Incrível Talento e Transformação Fenix todos os direitos reservados

CNPJ 13.329.682/0001-22

curso online GUARDIÃO DOS ARQUÉTIPOS

convite para uma fascinante jornada de autoconhecimento.

X